Galeria dos projetos, eventos e intervenções realizadas dentro da Escola Estadual Professor Antônio Rodrigues d'Oliveira.




Uso de Animações e Simuladores para o Ensino de Química.
O projeto consiste em usar essas tecnologias para reforçar a aprendizagem de temas como o modelo atômico quântico, distribuição eletrônica e tabela periódica. Utilizará de vídeos e um simulador/jogo sobre distribuição eletrônica, visto que os alunos demonstram ter dificuldades em montar o diagrama de Pauling e entender o que ele representa assim o simulador terá a função de ser uma ferramenta para mostrar a simplicidade do conceito. O projeto será aplicado em uma turma de primeiro ano do ensino médio.




Mapa Conceitual e atividades diferenciadas no estudo das funções orgânicas tendo como tema gerador: drogas.
O projeto se refere à elaboração de mapas conceituais no auxílio ao estudo de funções orgânicas, numa proposta contextualizada, tendo como tema gerador: drogas. Esta estratégia foi escolhida, inicialmente por propor uma aprendizagem significativa, ou seja, uma ferramenta potencial e facilitadora para a compreensão e duração de conteúdos. Em relação ao tema gerador: as drogas é um assunto de grande repercussão na mídia e na sociedade, e que na qual é um tema muito enriquecedor para o estudo das funções orgânicas.








Água nos ambientes urbanos: Química para cuidar do planeta.
Neste projeto, o foco principal é estudar e discutir o uso da água, e o gasto excessivo, conscientizando, assim, os alunos sobre este tema tão importante. A partir dos estudos de ácidos e bases, pH, é que o projeto terá seu desenrolar. Estudaremos os parâmetros de qualidade da água, assim como também, problemas ambientais acarretados pela escassez e mau uso da água, e o processo de tratamento da água nos municípios, onde contaremos com a presença do técnico da Copasa Dener, que ministrará uma palestra para os alunos.
Uma abordagem das funções orgânicas e seus aromas para a produção de perfumes.
Uma atividade prática sobre a produção de perfumes, que possibilita ao aluno conhecer um pouco mais sobre as inúmeras aplicações da química no cotidiano. Especialmente voltada para a química orgânica, conteúdo abordado pela disciplina no terceiro ano do ensino médio, a proposta apresenta compostos orgânicos que possuem odores característicos utilizados para a produção de perfumes, trabalhando também sobre o histórico da sua produção, métodos para obtenção de óleos essenciais, e produção de essências naturais e sintéticas.
Química SIM.
Química no cotidiano, é um projeto que tem por finalidade mostrar aos alunos do primeiro ano do ensino médio que a química não é tão difícil quanto eles pensam. Através de amostras do seu dia-a-dia mostrando aos alunos que a química está presente em tudo.




Aplicação de jogos lúdicos no ensino de química
A partir da abordagem sobre o ENEM, foi realizada uma intervenção em sala com o jogo batalha naval, onde os alunos deveriam acertar as perguntas propostas de acordo com o jogo, a partir das respostas foi possível introduzir uma monitoria voltada para as deficiências de aprendizado. Estas dificuldades foram sanadas onde em quatro dias de monitoria contando com a presença de 12 alunos, em média. Após o ENEM, foi realizado com a turma o jogo UNO das funções orgânicas, onde os mesmos deveriam raciocinar e identificar as mesmas. Logo após foi realizado um questionário de avaliação.




Palestra sobre o tema automedicação.
No dia 27 de abril de 2015, as pibidianas Rafaela e Elayne, que atuam no 30 ano 2 da Escola Estadual Professor Antônio Rodrigues de Oliveira, ofereceram uma palestra sobre o tema automedicação no anfiteatro da escola. O responsável por ministrar a palestra foi o médico Dr. Lúcio Fioravante Costa Guerzoni, que atua como clínico geral no ESF (Estratégia Saúde da Família) no bairro Cruzeiro da cidade de Itajubá. A palestra foi oferecida para todos os alunos das turmas onde o Pibid-Química desenvolve seus subprojetos, ou seja, alunos do 2º ano 2, 3º ano 1 e 3º ano 2.




Intervenção em sala de aula com a temática nomenclatura e classificação de cadeias carbônicas.
Foi realizada a intervenção na sala do terceiro ano 1, Onde a sala fora dividida em oito equipes, onde primeiramente eles resolviam charadas sobre cadeias carbônicas e após montariam a cadeia escolhida com bolinhas de isopor.




Química Forense: desvendando crimes com a ajuda da Química
A Química Forense é a área responsável pela investigação de diversos crimes. Através da sua utilização na sala de aula, é possível revelar aos estudantes a ciência existente por trás das técnicas utilizadas pelos peritos criminais e a importância da Química em situações reais. Assim, uma atividade de investigação criminal foi aplicada com alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Polivalente, com o objetivo de apresentar o conteúdo de funções orgânicas de uma maneira diferenciada e contextualizada.