Eventos

Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) é o maior e mais importante evento da Divisão de Ensino da Sociedade Brasileira de Química (SBQ). O Encontro acontece bienalmente, sendo que o XVIII Encontro foi realizado em julho 2016, na cidade de Florianópolis (SC). O PIBID-Química participou do evento com 2 trabalhos.

I ENCONTRO ESTADUAL DO PIBID DE MINAS GERAIS I ENCONTRO ESTADUAL DAS LICENCIATURAS DE MINAS GERAIS I SEMINÁRIO ARTICULADOR DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
O encontro de participantes do PIBID do estado de Minas Gerais ocorreu nos dias 10, 11 e 12 de novembro de 2015 na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e no Centro Universitário de Itajubá (FEPI) com o intuito de discutir o tema referente ao desenvolvimento profissional do professor. As palestras focaram na importância de executar com excelência a profissão do professor. Em seguida, tivemos “rodas de conversas” onde compartilhamos experiências de trabalhos desenvolvidos no PIBID, além de oficinas ofertadas como mais uma estratégia de metodologias didáticas para serem aplicadas em sala de aula.

Palestra sobre Automedicação
Foi realizado uma palestra sobre “Automedicação” na Escola Estadual Professor Antônio Rodrigues de Oliveira às 10:00 horas do dia 27 de abril de 2015, sendo ministrada pelo médico Dr. Lúcio Fioravante Costa Guerzoni, que trabalha como clínico geral no ESF, localizado no bairro Cruzeiro, em Itajubá. A palestra foi oferecida para 3 turmas do Ensino Médio onde o Pibid Química desenvolve projetos.

I SEMINÁRIO PIBID/SUDESTE E III ENCONTRO ESTADUAL DO PIBID/ES.

II SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UNIFEI
O II Seminário Institucional PIBID-UNIFEI ocorreu no Auditório do CERIN – UNIFEI no dia 16 de outubro de 2015 com o objetivo de apresentar os projetos realizados durante o primeiro semestre deste ano. Estes projetos foram desenvolvidos pelas quatro áreas participantes: Química, Física, Matemática e Biologia. Tais ações estavam ligadas com as práticas de inclusão, uso de materiais manipuláveis no ensino, ensino por meio de tecnologias e práticas inovadoras. Além dos trabalhos apresentados, algumas equipes apresentaram atividades em andamento e várias propostas para alavancar o aprendizado de todos os envolvidos.


O III Simpósio Mineiro de Educação Química (III SMEQ), organizado pela comunidade de educadores químicos do estado de Minas Gerais, ocorreu nos dias 18, 19 e 20 de setembro de 2015, em Juiz de Fora, MG. O III SMEQ buscou criar um espaço formativo de interlocução entre estudantes e profissionais da Educação Básica e do Ensino Superior para reflexões sobre formação docente, Ensino e Pesquisa em Educação Química. Os encontros, ao longo do evento, buscaram discutir a formação e a valorização do professor de química, no que diz respeito à construção de sua identidade, seus saberes e valores.
O Prof. Sandro José de Andrade, coordenador da área de química do Pibid-Unifei, apresentou o trabalho que realizou em conjunto com a pibidiana Raíssa Conceição Rocha e a Profa. Vânia Peixoto Amancio intitulado “Criação de uma ‘Empresa Júnior’ de produção de sabão como tema organizador para o ensino de química”. O pôster chamou muita atenção dos congressistas e gerou uma discussão bastante proveitosa.

Reunião dia 27/03/2015
No dia 27 de março de 2015 foi realizada a primeira reunião geral do PIBID UNIFEI, com a apresentação de todos os subprojetos.
Nesta reunião, foram apresentados todos os projetos que serão desenvolvidos pelos pibidianos no primeiro semestre de 2015.
Ocorreu nos dias 22, 23 e 24 de outubro de 2015 o I Seminário PIBID/Sudeste e III Encontro Estadual do PIBID/ES na cidade de Aracruz-ES. O evento teve como objetivo proporcionar um espaço de discussão referente às avaliações, perspectivas e metas da formação inicial e continuada de professores. O PIBID-UNIFEI apresentou quatro trabalhos desenvolvidos no primeiro semestre de 2015, sendo dois da Química, um da Biologia e outro da Matemática. A exposição dos trabalhos foi realizada por meio de “roda de conversa”, a qual proporcionou a socialização dos trabalhos do PIBID de forma interdisciplinar, favorecendo a interação entre bolsistas de Iniciação a Docência, professores supervisores, professores da Educação Básica e das Instituições de Ensino Superior.